quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Oficina-escola para capacitar costureiras na Zona Leste



A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, irá qualificar 6.912 pessoas na área de confecção dos mais variados tipos de vestuário, e de manutenção de máquinas e acessórios para confecção no projeto “São Paulo Costurando o Futuro”. A capacitação das costureiras será feita em oficinas-escolas implantadas nas subprefeituras da Zona Leste em parceria com USP, Senai, Sebrae e Singer do Brasil. Na próxima sexta-feira, dia 1º, será inaugurada da primeira oficina-escola a ser instalada na subprefeitura do Itaim Paulista (rua José Cardoso Pimentel, 21).




A instalação das oficinas-escola será, inicialmente, em sete subprefeituras: Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Itaquera, Ermelino Matarazzo, Guaianases, São Miguel Paulista e São Mateus. Ainda neste ano, três unidades (Itaim Paulista, Itaquera e Cidade Tiradentes) darão cursos para 135 pessoas.


O projeto “São Paulo Costurando o Futuro” dará capacitação técnica em costura, corte, modelagem, manutenção básica de equipamentos e afins, seguindo os padrões de excelência que atendam as exigências do mercado, oferecerá apoio na gestão, na organização e na legalização de empresas constituídas pelas costureiras, incentivará o desenvolvimento de empresas de confecção mediante incentivos fiscais e organizará arranjos produtivos locais (APL).




O Projeto terá duração de 40 meses. Serão sete cursos com duração de 160 horas divididas em 3 horas/aula diárias para turmas de 15 alunos. No final, os participantes serão certificados como operador de máquina de costura.




A criação de oficinas-escolas atenderá as necessidades das pequenas confecções. Alguns dos objetivos do aprimoramento das costureiras são melhorar seus produtos e conseqüentemente ampliar a oferta dessa mão-de-obra; qualificar adolescentes para ingressar no setor; aumentar a produtividade; auxiliar o aprendizado para manejo das máquinas, e desenvolver o senso de cidadania, com o estímulo para a elaboração de projetos autônomos. A orientação também pretende estimular o cooperativismo, a formação de grupos profissionais, e a criação de micro e pequenas empresas.







Entre em contato com a Prefeitura mais proxima de seu bairro e veja a data dos cursos:

Cid. Tiradentes - Tel: 3396-0000
Estrada do Iguatemi, 2751

Itaim Paulista - 2561-6064
Av. Marechal Tito, 3012

Guianases - Tel: 2557-7099
Estrada Itaquera-Guaianases, 2.565

Ermelino Matarazo - Tel: 2048-6585
Av. São Miguel, 5550

Itaquera - 2944-6555
R. Gregório Ramalho 103

São Mateus - 3397-1100
Av. Ragueb Chohfi, 1.400

São Miguel - 2297-9200
R. Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76


Cornetado por:Bianca Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário