segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Festival do Livro e da Literatura ocupa ruas de São Miguel Paulista


O Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, promovido pela Fundação Tide Setubal, chega à quinta edição com muito mais fôlego. Neste ano, além das atividades no CDC Tide Setubal (local das últimas edições), a programação será distribuída por ruas, praças, paradas de ônibus, biblioteca, mercado municipal e estações de trem do bairro da Zona Leste, entre os dias 18 e 20 de novembro.




O objetivo principal é surpreender a população em diferentes locais, fomentando a leitura, a escrita e o letramento.“Vamos montar corredores de livros, onde as pessoas possam ter contato com o universo da leitura”, comenta Tião Soares, idealizador do festival e coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.




Todas as atividades são gratuitas. Haverá lançamentos com a presença de autores, debates temáticos, contação de histórias, saraus, oficinas, apresentações de dança e intervenções artísticas teatrais. “A ampliação da abrangência do festival estimula e diversifica o acesso à cultura em espaços públicos da região. Alinha-se, portanto, à missão de contribuir para o desenvolvimento local sustentável de São Miguel”, diz Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal.




O CDC será o ponto irradiador e sediará uma feira para venda e troca de obras. De lá, o chamado “corredor” avançará para interligar todo o bairro.




A Fundação Tide Setubal realizou, no mês de outubro, uma campanha de arrecadação de exemplares, em diversos pontos da cidade. Eles serão entregues à comunidade durante o evento. Em outra ação de estímulo à leitura, obras serão pendurados em árvores.




Para as crianças de escolas públicas, como já é tradição nessa festa de São Miguel, há contação de histórias no CDC Tide Setubal. O espaço sediará ainda workshops e oficinas.


Para professores e educadores, o tema principal será Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, com o médico Ayrton Margarido, que fará um workshop no dia 19/11 (sexta-feira), às 14h30, no CDC.


Para os jovens, um dos pontos altos é a oficina de criação literária sobre Lendas Urbanas, dividida em dois dias (18 e 19/11), das 17h às 19h. É preciso fazer inscrição previamente.




Nas ruas, grupos artísticos vão convidar os transeuntes para entrar no clima da festa, estimulando-os a contar suas histórias ou a integrar os cortejos literários.


Na Praça Aleixo Monteiro Mafra — conhecida como Praça do Forró —, haverá contação de história, apresentação de dança e intervenção teatral. Um dos destaques ali é o encerramento com apresentação da Caravana de Cordel, no sábado, 20/11, às 17h.




Rodas de Conversa




O CDC Tide Setubal receberá debates e encontros com autores. O tema da primeira mesa, quinta-feira (18/11), às 15h, é “Telenovela: A arte de contar histórias”, com participação da atriz Vida Alves, protagonista do primeiro beijo na TV brasileira. Em seguida, às 19h, antecipando a comemoração do Dia da Consciência Negra, os escritores Allan de Rosa (autor de Da Cabula) e Oswaldo de Camargo (autor de O Negro Escrito) discutem “A literatura negra na Literatura Brasileira”.


Na sexta-feira, às 17h, está na pauta “A literatura como instrumento de educação e valores culturais nas periferias urbanas”, com participação de Sérgio Vaz (poeta, fundador da COOPERIFA), Ferréz (romancista, poeta e fundador do 1DaSul), Rodrigo Ciríaco (Projeto Literatura (é) Possível, autor do livro de contos Te Pego Lá Fora -2008), com mediação de Eleilson Leite (historiador e membro da Ação Educativa).




A programação completa do Festival do Livro 2010 pode ser acessada em www.fundacaotidesetubal.org.br/festival




FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL




18 e 19 de novembro, das 9h às 22h e 20 de novembro, das 9h às 17h


Sede: CDC Tide Setubal - Rua Mário Dallari, 170 – São Miguel – São Paulo – SP




Outros locais: Mercado Municipal de São Miguel, Praça do Forró, Estação de Trem de São Miguel, Pontos de Leitura Vila Mara, corredores de ônibus e outros.




Entrada gratuita




tel.: (11) 3168-3655




Cornetado por:Bianca Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário