Parques e passeios

Casa do Tatuapé

Casa do Tatuape é uma construção característica do período bandeirista. A construção do imóvel, em taipa de pilão e pau-a-pique, situa-se, provavelmente, no período de 1688 a 1698.
Construção histórica transformada em centro cultural com atividades voltadas à terceira idade.

Endereço: Rua Guabijú, 49 – Tatuapé
Telefone:
(11) 2296-4330
Site:
http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadotatuape.php
Metro:
Tatuapé
Horário:
terça a domingo, das 9h às 17h

Memorial do Imigrante

Memorial do Imigrante_divulgação

Conta um pouco da história do país e de sua miscigenação racial tão característica. É composto pelo Museu da Imigração, pelo Centro de Pesquisa e Documentação, pelo Núcleo Histórico dos Transportes e pelo Núcleo de Estudos e Tradições. A “Velha Senhora”, uma locomotiva de 1927, é um dos destaques do Núcleo dos Transportes e, por incrível que pareça, ainda funciona. Ela leva as crianças para um pequeno passeio aos domingos e feriados.
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Telefone:
(11) 2692-7804
Site:
http://www.memorialdoimigrante.org.br/
Metro:
Bresser * Mooca
Horário:
de terça a domingo, das 10h às 17h
Preço:
R$ 4,00


Capela de São Miguel Arcanjo


Templo mais antigo da cidade de São Paulo, este local foi construído pelos índios guaianases em 1622, sob a orientação do carpinteiro e bandeirante Fernão Munhoz. A igreja foi um dos primeiros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual Iphan ).

Endereço: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11 – São Miguel Paulista
Telefone:
(11) 2032-4160


Parque Santa Amélia

Inaugurado em 1992, o Parque tem 20 mil m² de vegetação implantada, com gramados e árvores novas, além de Pista de cooper, ciclovia, miniviveiro, miniquadra de futebol, quadra de volei, quadras poliesportivas, quadra de bocha, aparelhos de ginástica, mesas para jogos, playgrounds, mini campo de futebol e sanitários.

Endereço: Rua Timótio Correia de Góes, 30 – Parque Santa Amélia – Itaim
Telefone: (11) 2963-3382
Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
Horário: de segunda a domingo, das 6h às 18h

Parque Chácara das Flores

A área do Parque pertencia a uma fazenda. As antigas edificações foram mantidas e restauradas, abrigando a administração e um centro de educação ambiental. Conta com nascentes e várias trilhas.


Endereço: Estrada Dom João Neri, 3551 – Guaianazes
Telefone:
(11) 2963-1055
Site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
Horário:
de segunda a domingo, das 6h às 18h

Parque Chico Mendes

 

O Parque localiza-se em um pequeno vale e conta com nascentes que alimentam um córrego represado artificialmente para formar um lago. Sua vegetação constitui- se de mata remanescente, que protege as nascentes e acompanha o córrego até o lago. As duas trilhas do Parque percorrem essa área de mata. Existe ainda uma área ajardinada composta por relvados, maciços arbóreos, arbustos ornamentais e árvores frutíferas ideal para a recreação dos usuários. O Parque Chico Mendes foi inaugurado em 4 de junho de 1989 e é fruto da desapropriação, ocorrida em 1987, da Chácara Figueira Grande. Está localizado na região de São Miguel Paulista.

Endereço: Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velha – São Miguel Paulista
Telefone:
(11) 2135-2270
Site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
Metro:
Arthur Alvim
Horário:
de segunda a domingo, das 7h às 18h

Parque Raul Seixas


Com 33 mil m², o parque apresenta aos visitantes uma vegetação totalmente implantada, constituída por um bosque de eucaliptos e jardins, com espécies nativas e exóticas. O destaque fica por conta da alameda de ciprestes. O Parque ainda possui 2 quadras poliesportivas, quiosques, churrasqueiras, lago, nascente, campo de bocha, playground e Casa de Cultura.

Endereço: Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Cohab 2 – Conjunto José Bonifácio – Itaquera
Telefone:
(11) 2527-4142
Site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
Horário:
de segunda a domingo, das 6h às 18h

Parque do Carmo

Com 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 390 mil de mata preservada. A área conta com uma flora diversificada, o que garante uma rica fauna de Mata Atlântica, que ali encontra um refúgio com abrigo e alimentação, condições favoráveis para a sua reprodução. A presença de lagos, nascentes e represas no Parque possibilita a existência de algumas espécies de peixes como tilápia, cará e barrigudo, além de mais de 90 espécies de aves de vida livre. Os visitantes podem encontrar ainda algumas espécies de lagartos e de cobras não venenosas, gambás e bichos-preguiça. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques, lanchonete, playground, um museu de ecologia, um planetario e um anfiteatro ao ar livre onde acontecem shows com bastante frequência.

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Telefone:
(11) 2748-0010
Site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
Horário:
de segunda a domingo, das 6h às 18h

Parque Piqueri


A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Ela situava-se junto à foz do ribeirão do Tatuapé, que deu nome ao bairro e constituíase de uma casa sede, pomar, granja, criação de diversos animais, entre eles búfalos, lhamas e veados, além de uma fábrica de queijo e uma área destinada às Indústrias Matarazzo. Possui bicicletário com 20 vagas, 30 bebedouros, áreas de estar, 2 comedouros para pássaros, 26 lixeiras, 32 mesas-bancos, 3 sanitários, pista de cooper com mil metros, 2 campos de bocha oficiais, campo de futebol de areia, campo de malha oficial, quadra de vôlei de praia (de areia), 2 quadras poliesportivas, 4 aparelhos de ginástica, 3 playgrounds e 2 tanques de areia.

Endereço: Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé
Telefone:
(11) 2097-2213
Site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
Metro:
Tatuapé
Horário:
de segunda a domingo, das 5h às 18h

Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê_divulgação

O Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart, inaugurado em 1982, ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, que vai desde a Barragem da Penha e São Miguel Paulista ao município de Guarulhos. Ele serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê, para que não haja enchentes na Marginal. Considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, também é um grande laboratório de educação e cultura em relação ao meio ambiente, sem descuidar de sua finalidade, que é a preservação da Várzea do Rio Tietê. O Parque conta com o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, uma Biblioteca e o Centro de Recepção de Animais silvestres, que abriga 2 mil animais (apreendidos pelo Ibama, Polícia Florestal ou doados pela população).

Biblioteca
O Parque conta com o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais (apreendidos pelo Ibama, Polícia Florestal ou doados pela população).

Endereço: Rua Guirá Acangatara,70 – Engenheiro Goular
Telefone:
(11) 2958-1477
Site:
http://www.ecotiete.org.br/
Metro:
Penha
Horário:
de segunda a domingo, das 8h às 17h


Parque Lajeado
O Parque Lajeado foi inaugurado em 2010. Sua implantação deu-se em uma antiga chácara do bairro que teve toda a mata nativa preservada e liberada para visualização da comunidade com a substituição do muro por um gradil. Neste espaço foram detectadas aves típicas de Mata Atlântica, a exemplo do pica-pau-anão-de-coleira, pichororé e o periquito-rico. Aos seus usuários o parque oferece playground, mesas de jogos, área de recreação e um centro de educação ambiental. 

E-mail: parquevermelhoaguas@hotmail.com
Telefone: 2153-6215
Endereço: Rua Antônio Thadeo, s/n°- Guaianases
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Gratuito

Parque Linear Guaratiba
É um conceito que surgiu no Plano Diretor Estratégico da cidade. Além de representar expansão da área verde, contribui para melhorar a permeabilidade do solo, minimizando as enchentes, protegendo os cursos d’água ainda não canalizados. O parque irá reduzir também as áreas de risco, na medida em que evitará a construção de habitações irregulares e ampliar a qualidade de vida da população que vive na região. Embora ainda esteja sendo implantado, ele já está aberto para a comunidade que pode usufruir das quadras, dos brinquedos e do espaço verde existentes.

Telefone: 2016-5597
Endereço: Rua Salvador Gianetti, s/n° – Guaianases
Funcionamento: de segunda a sexta, das 6h às 20h
Gratuito

Pista de skate Guaianases
É uma Pista Pública de Cimento criada em 2003, pela subprefeitura, pois a Zona Leste tem um dos maiores públicos de skate de São Paulo. Além de oferecer este equipamento publico desportivo, o espaço em volta foi revitalizado e traz mesas com tabuleiros de damas e bancos, além de playground para as crianças. O objetivo é atrair a comunidade e transformar a pista em um lugar frequentado por famílias. A pista é composta por Sanava com Trilhos, Pirâmide, Funbox, Minirrampa e Miniquarter.

Endereço: Rua Salvador Gianetti com a Rua Hipólito de Camargo – Guaianases
Funcionamento: 24h
Gratuito

Parque Tiquatira


Com 32 hectares, dispõe de anfiteatro ao ar livre. Os usuários do Parque Tiquatira, na Penha, voltaram a frequentar com tranquilidade a pista de caminhada e ganharam os dois primeiros sanitários públicos do local, quiosques, um bicicletário, um anfiteatro aberto e floreiras de concreto.
Endereço: Avenida Governador Carvalho Pinto, altura do 1200 – Penha
Horário:
de segunda a domingo, das 8h às 19h / Domingos, das 11h às 19h, o parque abre espaço para uma feira de arte e cultura.

Parque da Ciencia
O parque possui um campo gramado, duas quadras poliesportivas, centro de convivência, bancos e mesas para jogos, além de uma sala multiuso para promoção de educação ambiental e uso da comunidade. Futuramente o local receberá um playground. O Parque é vizinho ao Hospital Municipal Cidade Tiradentes. Área: 187 mil m²
Endereço: Rua Ernestina Levina, 266 - Conj. Habitacional Santa Etelvina 
11 2282-2579
Funcionamento: 6h às 18h

Parque Consciência Negra

Quiosques, ciclovia, pista para caminhada, parque infantil, mesa para jogos, sanitários, campo de futebol, trilhas e grande terreiro para prática de capoeira, danças e apresentações culturais. Futuramente serão colocados em vários pontos do parque totens com informações sobre grandes personagens brasileiros afrodescendentes, como Castro Alves e Teodoro Sampaio.

Endereço: Rua José Francisco Brandão, 320 - Cidade Tiradentes - 
Fone: 11 2285-1940
Funcionamento: 6h às 18h 

 Parque de Ermelino Matarazzo
Áreas de churrasqueiras, playground, equipamentos para prática de exercícios, bosque, horta e Telecentro. Área (m²): 5.181
O terreno é remanescente da casa de veraneio da família Matarazzo, sendo o prédio onde se localizam a administração do parque e o Telecentro a única construção histórica testemunha do desenvolvimento industrial de São Paulo sobrevivente na região. Ermelino Matarazzo começou a se desenvolver por volta de 1926, com a chegada da ferrovia e com a construção da estação ferroviária Comendador Ermelino Matarazzo. As indústrias Matarazzo e Cisper instalaram suas fábricas no local. As áreas ao redor da estação foram loteadas e transformadas em vilas.

Rua: Abel Tavares, 1584 - Ermelino Matarazzo - Fone: 11 2214-7481
Funcionamento: Seg a sex : 8h às 17h / sab: 8h às14h

Parque Esportivo dos Trabalhadores (antigo CERET)


Para preencher esse espaço com atividades, o PET também recebe oficinas do programa Clube Escola.. Dentre as modalidades oferecidas, estão: ginástica, capoeira, dança infanto-juvenil, dança de salão, basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol, karatê, tai-chi-chuan, yoga, rugby, tênis e aulas de circo.Com uma área total de 286 mil m², oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas.
Responsável: Secretaria Municipal de Esportes
Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/n°, Tatuapé
Fone: (11) 2671-8788

Parque Linear Mongaguá Francisco Menegolo

Com 14 estares, passeadouro, áreas para playground e aparelhos de ginástica para terceira idade, pista de caminhada linear ao córrego, quadra poliesportiva e pista de skate. Área: 60 mil m²
Um parque com extensão de quase 2 km, seu desenho não se limitou apenas ao percurso lindeiro ao Córrego Mongaguá, mas também se apropriou da área onde o córrego está canalizado para fazer memória do importante curso d’água. Além de incorporar à sua linearidade uma ampla área para estares e contemplação,  recuperou o uso de antigo passeadouro arborizado da região. Sua concepção visa espaços para contemplação, educação ambiental e atividades físicas leves. Parque de preservação e recuperação das margens do Córrego Mongaguá.
  
Endereço: Av. Prof. Antonio de Castro Lopes, 1240 – sede administrativa 

Parque Lydia Natalizio Diogo

Visitas monitoradas no lago com carpas. Possui um centro de educação ambiental que cultiva uma horta orgânica e uma mandala de plantas medicinais, oferecendo técnicas de uso para os visitantes. Possui composteira orgânica e minhocário.
Playground, pista de cooper e caminhada, sanitários, viveiro. Área (m²): 60.000

Endereço: Rua João Pedro Lecor, s/n - Vila Prudente

Fone: 11 2910-8774 
Funcionamento: 6h às 22h

Parque Vila do Rodeio

Bicicletário, campo de futebol, compostagem, guarita, mina d’agua, quadras poliesportivas, minicampo, sanitários, pista de skate, estares, ciclovia, pista de cooper, playground, churrasqueiras, comedouro para pássaros, quiosques, horta, nascentes, ponto de leitura, biblioteca, trilha e minhocário.Área: 613.200 m²

Endereço: Rua Igarapé da Bela Aurora , 342 - Inácio Monteiro - Fone/Fax: (11) 2555-4655  Funcionamento: 6h às 19h / 6h às 20h (verão)

Ponto da Leitura: De 2ª a 6ª das 8h às 17h – sábado e domingo das 11h às 17h, exceto feriados


Sesc Belenzinho

O Sesc unidade Belenzinho, possui três salas de espetáculo, galpão multiuso, parque esportivo, clínicas de odontologia, de ginástica e Praça Central de 5,1 mil m², dentre outros espaços. 

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Telefone: 11-2076-9700
Site: http://www.sescsp.org.br/sesc/
Metro: Belem
OBS: *Consultar a programação mensal pois pode haver alguma atração com preço popular.

Sesc Itaquera


 Conta com o Espaço Musical, para crianças, o Palco da Orquestra Mágica. Brinquedos gigantes em forma de instrumentos musicais que representam as famílias de sopro, cordas e percussão que, ao mesmo tempo, são escorregadores, trepa-trepas e labirintos e com piscinas de diversos tamanhos e temperatura.
 Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos,1000 – Parque do Carmo
Telefone:
(11) 2523-9200
Site:
http://www.sescsp.org.br/
Horário:
quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h
Preço:
De R$ 3,00 a R$ 7,00: o valor dá direito a entrar na unidade e participar de qualquer atividade.