Saúde

Alcoólicos Anônimos (A.A.)
O A.A é uma Irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Realiza reuniões abertas nas quais a família participa juntamente com o alcoólico e reuniões fechadas, nas quais somente os membros encontram uma oportunidade de compartilhar, uns com os outros, tudo o que se refere aos problemas relacionados com formas e costumes de beber, assim como seus esforços para alcançar uma sobriedade estável.

Endereço: Rua Salvador Gianetti, 762 – Guaianases
Funcionamento: reuniões de segunda a sexta, das 20h às 22h / sábados e quintas, das 16h às 18h / domingos, às 10h e às 19h
Gratuito

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)
Serviço de saúde público para adultos, presente em Guaianases desde 2003. É um local de referência no cuidado de pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência em um local que ofereça atendimento especializado. No local, os pacientes além de receberem atendimento psiquiátrico, assistência social e remédios, participam de oficinas terapêuticas, dança, música, pinturas de vasos e fazem artesanatos que ajudam, de forma lúdica, no tratamento.

E-mail: capsIIadguaian@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: 2961-3240/ 2554-3179
Endereço: Rua Serra do Mar, 56 – Guaianases
Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Gratuito

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Unidade pública de assistência social que existe no bairro desde 2004. Foi criada para atender e tentar garantir o mínimo de condições de vida às famílias em situação de vulnerabilidade social. Os serviços prestados pelo local vão desde o auxilio alimentação, pagamento de contas, pequenos reparos em moradias à realização de cursos para a geração de renda. O espaço também oferece instrumental de trabalho para estimular o processo de autonomia e de inserção de famílias no programa Bolsa Família.

Telefone: 2553-4477
Endereço: Rua Serra do Mar, 32 – Guaianases
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Gratuito 

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Posto Chabilândia
O CTA foi criado em 2004, a partir da percepção de que o índice de contaminação por HIV aumentava no Lajeado. O centro realiza exames de Sífilis, Hepatite B e C e o teste de HIV em menos de uma hora. Também oferece aconselhamento e orientação sobre sexualidade e prevenção de DSTs. Distribui gratuitamente camisinhas, kit de danos (para não compartilhamento de seringas em caso de uso de drogas injetáveis), material educativo e realiza palestras nas escolas e organizações da região, quando solicitado.

E-mail: ctaguaianases@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: 2554-5312
Endereço: Estrada do Lajeado Velho, 76 – Guaianases
Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Gratuito

Fraternita São Lourenço
Instituição sem fins lucrativos fundada pelo Padre Gilson Sobreiro em 2001. É formada por religiosos e leigos com intuito de recuperar jovens envolvidos com drogas. Atualmente, além de trabalhar com dependentes químicos, atua nas comunidades carentes das zonas leste e sul de São Paulo, auxiliando famílias, moradores de rua e também visitando presídios.

Pagina na web:
www.ocaminho.org.br
Telefone: 2035-1527
Endereço: Estrada Dom João Nery, 4032 – Guaianases
Funcionamento: de segunda a domingo, atendimento 24h
Gratuito
Narcóticos Anônimos (N.A.)
Uma associação comunitária fundada a partir do movimento de Alcoólicos Anônimos, em meados de 1953. O movimento de N.A. é para adictos em recuperação, e tem como base do programa de recuperação uma série de atividades pessoais: admissão de que existe um problema; busca de ajuda; auto-avaliação; partilha em nível confidencial; reparo de danos causados; trabalho com outros adictos a drogas que queiram se recuperar, entre outras.

Página na web: www.na.org.br
Telefone: 3101-9626
Endereço: Rua Salvador Gianetti, 762 – Guaianases
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h30 às 12h30 / segundas, quartas e domingos, das 20h às 22h
Gratuito

Projeto Esperança (PROJESP)
Organização não governamental fundada em 1988, no bairro de São Miguel Paulista, pela missionária Gabriela O’Connor com o apoio de Dom Angélico Sândalo Bernardino. Tem por objetivo desenvolver ações educativas e preventivas para as pessoas que convivem com portadores de HIV/AIDS e outras DSTs. Implantado em Guaianases em 1998, o PROJESP, ampliando a sua atuação, também oferece para toda a comunidade atendimento psicológico, terapia comunitária, oficinas de costura e call center e um bazar beneficente.

Página na web: www.projesp.org.br
E-mail: projesp@uol.com.br
Telefones: 2557-0784 / 2557-7761
Endereço: Rua Comandante Carlos Ruhl, 75 – Guaianases
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Oficinas a preços simbólicos