quinta-feira, 21 de julho de 2011

Manifesto dos TRABALHADORES DE CULTURA


É DIA 25 DE JULHO!


É chegada à hora.
Estamos construindo uma das maiores manifestações que as categorias artísticas e culturais de São Paulo já conseguiram reunir.
Foram muitas Plenárias que contaram com a presença de mais 600 pessoas e grupos de várias partes e cidades da Capital Paulistana aprofundando sobre o descaso da política cultural privatizante deste país.
E depois de tanto trabalho e discussões creio que agora temos um pouco mais de maturidade e acúmulo histórico pra se reunir numa luta que nos unifique como trabalhadores culturais e artísticos e não meros agentes de eventualidades, como ainda hoje é tratado o nosso fazer Cultural.


Dia 25 de julho (Segunda-feira) às 14h
Na Rua Apa, 83 – Santa Cecília.


Próximo ao Castelinho da Av. São João e da Funarte São Paulo nos encontraremos pra uma grande e extensa Programação.


Informações: (11) 8121-6554 ou 9681-3426


A Manifestação não terá horário pra acabar.


Compareça e junte-se a todos nós!

Faça voçê mesmo!

AÇÃO URGENTE DOS GRUPOS E OU INDIVÍDUOS

POSTAR SEUS VÍDEOS / PROTESTOS NO YOUTUBE CONTRA O DESCASO À POLÍTICA CULTURAL NO PAÍS E MANDAR O LINK PRA COMISSÃO DE AGITPROP
Importantíssimo!!!
Cada grupo e ou indivíduo deve mandar uma mensagem ao governo e à população brasileira sobre o descompromisso do poder público com a Cultura do País.Depois de anos de discussão política sobre as necessidades e anseios da cultura por um direcionamento a uma política estruturante, nada foi feito neste sentido e por isso neste momento vamos todos mostrar nosso descontentamento.É de extrema importância colocar o seu posicionamento como fazedor cultural.Não é justo esse corte na nossa já mísera verba pra Cultura.

Os vídeos postados por todos devem ter limite de no máximo 1 minuto.
Mandar LINK para: Osvaldo Pinheiro – oswaldpinha@yahoo.com.br
Celso Reeks –
mailto:cersim@artistasnarua.com.brORIENTAÇÃO

ORIENTAÇÃO

:- Podem postar um vídeo com todas as pautas ou um vídeo por assunto.
- Cada vídeo deve ter uma legenda pra facilitar a compreensão do texto.
- O título sugerido pela comissão pra postagem é: "Trabalhadores da Cultura é Hora de Perder a Paciência + (Nome do grupo ou indivíduo)".
- Indicação de Conteúdo pra Postagem:
1 - Podemos partir da pergunta: "Porque é Hora de Perder a Paciência?".
2 – Se colocar contra a atual política ou a falta dela no Governo Federal.
3 – Exigir a imediata votação da PEC 236 que prevê a cultura como direito social.
4 - Imediata votação da PEC 150, que garante que 2% do orçamento da União seja destinado à Cultura, nos padrões propostos pela ONU pra que assim tenhamos recursos que possibilitem o tratamento merecido à cultura brasileira.
5 – Repudiar o atual Contingenciamento de 2/3 do Orçamento da Cultura.
6 – Imediata aprovação do Prêmio Teatro Brasileiro (Cada área fala da sua pauta
especifica).

Abaixo Vídeos já publicados:
Cia. Estável de Teatrohttp://www.youtube.com/watch?v=3rJXhJy7GSwKiwi
Cia de Teatrohttp://youtu.be/oCcyYroWato
Cornetado por: Bianca Souza e todos a favor de mais cultura em nosso país

sábado, 16 de julho de 2011

Doe e pegue livros na Biblioteca + Feliz



Biblioteca + Feliz
O Catraca Livre, que mapeia tudo que as cidades oferecem gratuitamente em cultura e entretenimento, e o Movimento Mais Feliz, que apóia projetos que melhoram a qualidade de vida e proporcionam a felicidade do brasileiro, uniram-se para desenvolver a Biblioteca Mais Feliz.

Qualquer pessoa ou organização não-governamental pode doar ou solicitar o livro de preferência. Com a troca inteligente e gratuita, o portal proporciona a democratização da cultura.

Para você disponibilizar ou solicitar um livro, basta efetuar o login com preenchimento de cadastro. A sua participação na Biblioteca Mais Feliz é a contribuição para uma sociedade mais democrática e feliz.

Vale lembrar que todo e qualquer livro integrante da Biblioteca Mais Feliz não poderá ser comercializado.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS, em Tatuapé

ÔNIBUS-BIBLIOTECA DESTACA:Dia 17 de julho
Parque Piqueri
R. Túiuti, 515 - Tatuapé
Para mais informações acesse: http://onibus-biblioteca.blogspot.com/
Cornetado por: Bianca Souza

Festival Reviva Rap em Guaianases


Festival Reviva Rap no próximo domingo

No próximo domingo dia 17/07 vai acontecer o Festival Reviva Rap em Guaianases para realizar a 1ª etapa do Festival nesse 2º Semestre!
Com a participação especial de AfroBreak, Real periferia e CAGEBÊ!

Participantes: Vinão AloBrasil, Inseparabiliz, Filosofia Nacional, Nego D, Enigmatiko, Ade*Aerolitos & Dj Endoque, Fl & Maskot, Ensanes e Rimologia

Começa as 14 hs na Fabricas de Cultura, na Rua Pedra Dourada nº 65 – Jd. Robru.

Para mais irformações acesse: http://www.revivarap.com.br/


Postado por: Bianca Souza

Vamos todos Cirandar, Música, Teatro e Literatura de Cordel


Espetáculo Cirandar

No próximo final de semana, dia 16 e 17, vão ocorrer duas apresentações do espetáculo de música, dança, teatro e literatura "Cirandar".

O Coletivo Fadosolrelamisi Convida todos para o espetáculo de musica, dança, teatro, e Literatura de Cordel falando sobre a dança portuguesa que se espalhou pelo Brasil.

Mais informações acesse: http://programavai.blogspot.com/2011/07/espetaculo-cirandar.html

Cornetado por: Bianca Souza

"URUBU COME CARNIÇA E VOA!!!" NA MOSTRA DO ENGENHO TEATRAL, confira a programação!

Venha prestigiar, teatro de qualidade e gratuito!!!
image
de 16 de julho a 14 de agosto de 2011
sábados e domingos às 19:00 horas
ENTRADA GRATUITA
(não se proíbe a entrada de crianças acompanhadas)
Dias 16 e 17 de julho
URUBÚ COME CARNIÇA E VÔA!
Grupo Clariô de Teatro
clip_image002
É negro, pernambucano, de Muribeca, bairro periférico que leva o nome do lixão em torno do qual o conjunto habitacional, onde mora, foi construído. “Lá vem bandidagem”, pensa o preconceito e o mal-informado. Erra feio: lá vem Miró e, com ele, poesia! Vida!
Do nordeste para Taboão, São Paulo, nas mãos do Clariô, um grupo feito do mesmo barro, da mesma periferia num outro lugar, o poeta e sua poesia viram teatro. De novo, vida!
Em Urubú Come Carniça E Vôa!, o poeta Miró de Muribeca lança seu olhar cheio de questionamentos a uma sociedade onde não se reconhece. O que se encena não é a biografia de um autor, mas seu mundo, nosso mundo Muribeca.
Duração: 1 hora – Recomendado para maiores de 12 anos
Dias 23 e 24 de julho
A DÓCIL
Folias
clip_image004
Colocado dentro do palco, o público acompanha as tentativas de um agiota para entender e explicar de maneira conveniente a morte de sua mulher, que caiu de um prédio segurando uma santa. Ele tenta de todos os modos se eximir de qualquer responsabilidade, mas suas justificativas dão no contrário.
A partir de uma novela de Dostoiévski, o espetáculo trata das relações cordiais como solo propício para o ressentimento e a violência.
Apenas 100 lugares
Duração: 85 minutos – Recomendado para maiores de 14 anos
Dias 30 e 31 de julho
UM HOMEM É UM HOMEM
Formação 12 da Escola Livre de Teatro de Santo André
clip_image006
A peça de Bertolt Brecht mostra a transformação do estivador Galy Gay no soldado Jeraiah Jip, numa cidade fictícia do oriente, e serve como metáfora do homem contemporâneo: no capitalismo, o homem é mercadoria à venda e faz o que for preciso para se dar bem.
A encenação conta com 19 atores e trata com ironia, cinismo e riso a desmontagem e remontagem de um homem e os mecanismos de alienação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade.
Duração: 1 hora – Recomendado para maiores de 12 anos
Dias 6 e 7 de agosto
ENTRE A COROA E O VAMPIRO
TERROR E MISÉRIA NO NOVO MUNDO PARTE II: O IMPÉRIO
Cia. Antropofágica
clip_image008
Esta é a segunda parte da trilogia da Cia. Antropofágica sobre a História do Brasil. Depois de se debruçar sobre o período colonial, Entre A Coroa E O Vampiro parte do Império para discutir o Brasil contemporâneo, o trabalho, imperialismo,…
O escracho e a irreverência são características da cena antropofágica e se adequam perfeitamente ao Brasil do século XIX, XX, XXI… Por aí, é fácil perceber que a versão de nossa história apresentada no espetáculo não é igual à versão oficial apresentada nas escolas.
Duração: 2 horas – Recomendado para maiores de 14 anos
Dias 13 e 14 de agosto
OS FILHOS DA DITA
Arlequins
clip_image010
O golpe militar de 1964, o ambiente político e social no qual foi gestado e a longa ditadura que dominou o Brasil são os temas de Os Filhos da Dita.
Mas o espetáculo não pretende ficar só na história, nos fatos passados. Quer voltar os olhos para a ordem e o progresso, esse fascínio que ainda exerce o desenvolvimentismo no qual se embrulhou a ditadura civil-militar brasileira e que ainda embala e justifica os sonhos de crescimento econômico do governo e empresários em troca de empregos e cabrestos distribuídos aos trabalhadores.
Duração: 65 minutos – Recomendado para maiores de 14 anos
___________________
Engenho noite-cl
Endereço:
O Engenho Teatral é um teatro móvel e no momento está montado na Radial Leste, dentro do Clube Escola Tatuapé (parque da Prefeitura que alguns moradores ainda conhecem como “Sampaio Moreira”).
-
fomento
Grupo Clariô de Teatro
Cornetado por: Bianca Souza

Teatro e oficina de bonecos na Bilbioteca Cora Coralina

Dia 24 de julho a partir das 11h , a programação da biblioteca estará de mais!Teremos a presença do grupo Pasárgada que apresentará o teatro com o tema “O Lixão” que conta uma historia sobre o surgimento de uma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios e provocado pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais: ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que tentam resolvem o problema… Logo após a apresentação teatral haverá oficina de Bonecos Bolachas em Papel Machê. Livre. Com a coordenação de Valnice Vieira Bolla

A oficina tem o objetivo de estabelecer um espaço para a criança exercitar a criatividade e a imaginação através da confecção de bonecos em papel machê e do teatro de fantoches em suas diferentes manifestações


DIA 24 a partir das 11h
Biblioteca Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113

Cornetado por: Bianca Souza

Literatura Periférica em Guaianases


Literatura periférica: veia e ventania nas Bibliotecas de São Paulo. A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos grupos de sarau mais reconhecidos da cidade para atividades desde maio.Os saraus são um modo interativo da população entrar em contato com o espaço e o acervo da Biblioteca.

Arte Maloqueira
Dia 30 de julho às 17h

Biblioteca Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113

Cornetado por: Bianca Souza